Projeto cobertura: Descubra o que é e como fazer!

28 de fevereiro de 2023News
Projeto cobertura o que é?

Um projeto cobertura é fundamental para deixar o apartamento mais bonito, confortável e sofisticado. Além disso, as coberturas são muito valorizadas e oferecem vista privilegiada.

Entretanto, para o sucesso do projeto, é necessário um especialista que possa tirar todas as medidas do local, mostrar quais são as melhores opções, ajudar na escolha dos materiais e desenvolver o projeto da melhor forma possível.

Assim, o projeto para apartamento de cobertura seguirá as orientações e normas do prédio e ficará do jeito que o cliente desejar.

Para que você saiba o que é um projeto de cobertura e como fazer, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o assunto.

Continue lendo e confira!

O que é um projeto cobertura?

O projeto cobertura ou projeto para apartamento de cobertura é desenvolvido para construções e adaptações em apartamento de cobertura, seja para fazer uma área de lazer, espaço para festas ou um local mais tranquilo e privado.

Independentemente do objetivo, é importante que um arquiteto seja contratado para desenvolver todo o projeto de acordo com as regras e estrutura do prédio e conforme as necessidades do cliente.

Afinal, qual é o objetivo do projeto de cobertura?

O projeto de apartamento de cobertura pode ter diversos objetivos, como os mencionados anteriormente, o que depende da vontade e desejo de cada cliente.

Entretanto, o projeto de cobertura deve ter uma avaliação criteriosa antes do desenvolvimento da construção. Com isso, é possível reduzir custos, garantir a segurança e não ter que fazer a obra novamente.

Além disso, quando o projeto é bem elaborado, auxilia no levantamento de materiais que serão utilizados na obra e no custo da prestação de serviço. Com isso, evitam-se erros na execução do projeto e o desperdício.

Vale ressaltar que um projeto bem feito proporciona mais agilidade na construção em sua totalidade e segue as normas técnicas do prédio.

Conheça os projetos de casas feitos pela arquiteta Mariela Romano!

O que não pode faltar em um projeto de cobertura?

Agora que você já sabe o que é um projeto cobertura e o seu objetivo, está na hora de saber quais são os principais componentes que não podem faltar e que costumam ser úteis para que ele seja desenvolvido.

Confira a seguir:

  • cortinas retráteis que podem ser de plástico ou tecido;
  • grades, biombos, ferro e ripas de madeira para esconder algum lugar na cobertura;
  • muro de cobogós que pode ser alto ou baixo para possibilitar maior ventilação e luminosidade;
  • Divisória em vidro  que proporciona transparência para garantir a continuidade visual.

Quer saber por que contratar um arquiteto pode auxiliar no seu projeto? Leia o artigo completo em nosso blog: Por que contratar um escritório de arquitetura e design de interiores?

Como fazer um projeto cobertura?

Para fazer um projeto cobertura, é preciso seguir as normas técnicas do prédio e projetar tudo do jeito que o cliente deseja. Isso serve para qualquer alteração e construção na cobertura que devem seguir as normas, como:

  • retirada de parede;
  • troca de piso;
  • construção de piscina;
  • instalação de itens decorativos.

Por meio da análise, das medidas da cobertura e das orientações da construtora, o arquiteto saberá o que deve ser feito e poderá adaptar de acordo com as necessidades do cliente.

Projeto cobertura como fazer

Algumas opções que muitas pessoas fazem em apartamentos de cobertura são:

  • piscina para lazer;
  • área gourmet com cozinha equipada para preparar as refeições;
  • ambiente de lazer para encontros ao ar livre;
  • decks e escadas;
  • iluminação para criar efeitos nas paredes e valorizar a decoração;
  • espaço com jardim e elementos naturais.

É importante destacar que nem sempre é preciso levantar paredes para criar locais diferentes de uso diverso. Pois, é possível adicionar um pergolado (galeria exterior em jardins que pode servir de suporte para plantas trepadeiras) ou estante vazada para delimitar os espaços.

Quem é o profissional responsável por esse projeto?

O profissional responsável por fazer todo o processo do projeto é o arquiteto. Ele saberá como deve ser feito cada detalhe e atenderá às necessidades do cliente.

Além disso, avaliará toda a estrutura antes de iniciar o projeto, pensando na sua composição e em não afetar a estrutura do prédio.

Por isso, o especialista em arquitetura fará uma avaliação criteriosa do edifício para obter um melhor resultado no projeto, reduzir os custos e garantir a segurança de todos que habitam o local.

Por que é importante contratar um especialista para criar o projeto?

Você já percebeu que um projeto bem elaborado precisa de um profissional especialista na área.

Ele criará o projeto com base na formação técnica para desenvolver todas as etapas do processo e em conformidade com as regras arquitetônicas.

Saiba mais: Conheça os projetos de quartos feitos pela Arquiteta Mariela Romano!

Confira outras vantagens de contratar um arquiteto para o seu projeto:

Sofisticação do projeto

O arquiteto saberá como deixar a cobertura do jeito que você deseja, mas seguindo todas as regras do prédio e as tendências atuais de coberturas. Com isso, o local ficará sofisticado e pronto para receber amigos e familiares.

Decoração personalizada

Além de otimizar os custos do projeto e trazer sofisticação para o local, o arquiteto também oferece uma decoração personalizada. 

Assim, o cliente escolhe as cores e móveis que ele mais gosta e o arquiteto disponibiliza as melhores opções seguindo as tendências do momento.

Caso precise de um profissional para fazer o seu projeto de cobertura, entre em contato com Mariela Romano. Com ela, a sua cobertura ficará incrível e acolhedora.

Conheça o escritório de arquitetura e design de interiores de Mariela Romano e elabore o projeto de cobertura do seu apartamento.

Conclusão

Já deu para perceber que um arquiteto é fundamental para desenvolver o projeto de cobertura de qualquer apartamento, não é mesmo?

Projeto cobertura

Com ele, todo o projeto ficará do jeito que o cliente desejar, mas seguindo as orientações e recomendações do profissional.

Para isso, não importa se é um projeto cobertura pequena ou um projeto cobertura para um apartamento, é importante contratar um profissional especializado em arquitetura e design de interiores.

Portanto, entre em contato com Mariela Romano para fazer um orçamento e deixar o ambiente mais aconchegante e com a sua cara. Aproveite e leia outros conteúdos sobre design de interiores e arquitetura em nosso blog.