Projeto residencial: descubra todas as vantagens!

17 de janeiro de 2023News
Projeto residencial

O projeto de arquitetura residencial é aquele que realiza o sonho de uma família de ter a casa ou o apartamento dos sonhos, com total conforto e segurança. Por isso, cada detalhe é essencial e precisa ser pensado com cuidado e atenção. 

Para isso, um arquiteto que possa elaborar o projeto residencial é de extrema importância. Pois, ele fará um projeto bem elaborado e com uma execução que garanta a satisfação do cliente.

Quer saber como fazer um projeto residencial completo para a sua casa e quais os seus benefícios? 

Acompanhe o nosso artigo e confira!

Boa leitura!

Afinal, o que é um projeto de arquitetura residencial?

Trata-se de desenhos técnicos e documentos elaborados para construir ou reformar uma casa, apartamento, seja um projeto residencial de planta baixa, unifamiliar ou outros.

Ele garante o conforto, a segurança e traz soluções para todas as necessidades do cliente, que estão relacionadas com a construção ou reforma de um determinado imóvel.

Além disso, com o projeto, é possível conferir se as edificações estão saindo como foi planejado e prever falhas na execução durante o processo.

Por isso, ele deve ser feito com eficiência e planejado adequadamente, assim todos os profissionais envolvidos compreenderam com clareza como deverá ser executada cada tarefa.

Para isso, algumas etapas precisam ser aplicadas e vão garantir as condições do local, o orçamento disponível e o desejo do cliente.

Como um projeto é elaborado?

Um projeto de arquitetura residencial para ter total eficiência na execução das tarefas precisa seguir algumas etapas.

Saiba quais são a seguir.

Consulta do arquiteto

O primeiro passo para montar um projeto é fazer uma consulta com um arquiteto para que ele possa reunir todas as informações sobre o imóvel e o desejo do cliente.

Assim, ele saberá o número de cômodos, o tamanho do ambiente, a quantidade de moradores e o que o cliente pensa para o futuro relacionado a sua casa ou apartamento.

Análise do projeto

Depois da primeira consulta, o arquiteto fará uma análise do projeto ou do material apresentado. Para isso, ele pode precisar visitar o local da construção ou da reforma.

Com isso, ele levantará as informações sobre a metragem, os níveis, as condições ambientais e a topografia.

Após as primeiras etapas de análise, ele fará um estudo de viabilidade para analisar se o projeto está de acordo com o Plano Diretor e o Código de Obras da Cidade.

O Plano Diretor de obras define a política de desenvolvimento de um município e orienta na construção de espaços urbanos e rurais.

Já o Código de Obras, é um documento que determina as normas técnicas de todas as construções realizadas em uma cidade para garantir a acessibilidade das pessoas e a preservação do ambiente, por exemplo.

Apresentação das soluções

Com a análise do projeto e todas as informações em mãos, agora é necessário selecionar a melhor alternativa para o projeto

Pois, o arquiteto terá todas as opções com um melhor custo-benefício para que o cliente possa escolher.

Assim, ele apresentará as melhores soluções para o resultado sair como o cliente espera.

Projeto residencial quem faz

Vale a pena contar com um profissional para fazer meu projeto residencial?

A resposta é: sim. Vale muito a pena. Pois, ele fará o projeto residencial e cada parte do processo será elaborada de acordo com os desejos do cliente.

Além disso, com o projeto elaborado por um profissional, é possível ter um planejamento orçamentário e um acompanhamento durante a construção ou reforma do imóvel.

Vale ressaltar ainda que com um projeto você terá vários benefícios. Acompanhe e confira alguns deles.

Conheça também os projetos de apartamentos e projetos de casas feitos pela Arquiteta Mariela Romano!

Quais os benefícios?

Conforto e estética

Com um profissional especialista em arquitetura, a construção ou reforma da casa ou apartamento terá a estética e o conforto que o cliente deseja.

Além disso, a composição ideal dos ambientes contribuem para a valorização do imóvel, fazendo com que tenha uma beleza visual externa e interna.

Segurança

Um arquiteto para todas as fases de construção e reforma residencial, garante mais tranquilidade e segurança no empreendimento.

Pois, ele é responsável por todo o projeto, no qual fará a conferência e a análise de todas as etapas, resolvendo as dúvidas que possam surgir de acordo com o projeto.

Custo

Os custos de uma construção, quando tem um projeto residencial, otimiza os recursos e reduz os custos. Pois, todas as etapas estão descritas no projeto, assim como o orçamento e quanto tempo poderá demorar.

Com isso, o arquiteto auxilia na definição de estratégias orçamentárias de baixo custo sem comprometer o resultado do empreendimento.

Otimização e aproveitamento de espaço

Com um projeto de arquitetura residencial, é possível reduzir espaços de uma obra e aproveitar para outras ideias.

Ou seja, ele permite que os espaços sejam melhor aproveitados, adaptando ao desejo do cliente e de sua família.

Valorização do imóvel

O projeto residencial auxilia que o imóvel seja valorizado, porque ele será construído seguindo todas as normas de segurança. 

Além disso, utiliza materiais de qualidade com o melhor custo-benefício, o que garantirá a conservação do imóvel.

Qual o valor de um projeto residencial?

Um projeto de arquitetura residencial tem um valor que pode variar de acordo com o tamanho, localização e tipo de projeto.

O ideal é apresentar todas as informações sobre a construção ou reforma para alguns profissionais e analisar qual atende as suas expectativas.

Saiba mais: Conheça os projetos de quartos feitos pela Arquiteta Mariela Romano!

Onde contratar?

Os profissionais em arquitetura e que podem elaborar um ótimo projeto são encontrados por meio de indicações de colegas ou familiares que já contrataram os seus serviços.

Além disso, eles também podem ser encontrados por buscas pela internet e redes sociais. 

Entretanto, o mais importante é fazer uma pesquisa e analisar o portfólio do profissional e sua experiência para saber as obras que ele já fez e os depoimentos dos seus clientes.

Marque uma conversa comigo ou com nossa equipe que lhe mostraremos nosso trabalho e nosso portfólio com projetos e clientes em vários estados brasileiros, projetos residenciais, comerciais e rurais.

Conheça Mariela Romano, arquiteta, urbanista e design de interiores e elabore um projeto residencial ideal para atender às suas necessidades.

Projeto residencial quais são as vantagens

Conclusão

Agora você já sabe como ter um projeto residencial pronto e quais as vantagens que ele pode trazer para a sua casa.

Além disso, compreendeu também como um arquiteto é fundamental para a elaboração e execução do projeto e para proporcionar que você tenha a casa dos seus sonhos.

Portanto, não perca mais tempo e entre em contato com Mariela Romano e sua equipe para fazermos um orçamento e colocar todas as suas ideias no papel para criarmos o projeto dos seus sonhos.