Projeto de escritório: Entenda a importância e saiba como fazer!

17 de março de 2023News
Projeto de escritório

Quem foi que disse que os ambientes corporativos têm que ser monótonos? Para que essa situação seja evitada, o projeto de escritório é uma alternativa realmente eficaz.

Isso porque, ele é um grande aliado quando se quer transformar o ambiente de trabalho em um local mais estimulante, acolhedor e, por que não, mais agradável.

Assim, não só a decoração, mas o planejamento dos equipamentos e móveis, por exemplo, para que sejam o mais funcional possível, é uma estratégia excelente de produtividade.

Logo, podemos perceber que o sucesso de uma empresa depende, também, do projeto de escritório desenvolvido para atender às necessidades de todos os colaboradores.

Quer aprender as melhores dicas para aplicar no seu projeto de escritório e quais são os seus benefícios?

Então, continue conosco e boa leitura!

Projeto de escritório, como é feito?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que por meio do projeto de escritório, é possível que a empresa traduza toda a sua personalidade e cultura organizacionais.

Dessa forma, sua organização pode variar entre às combinações mais modernas, para empresas que carregam um DNA mais jovial, como combinações mais clássicas, para aquelas que não abrem mão do tradicionalismo.

Atualmente, para que um projeto de escritório seja desenvolvido de forma adequada e possa resistir aos impactos da temporalidade, algumas etapas são amplamente utilizadas.

Abaixo, elencamos quais são essas fases de criação de um projeto de escritório. Confira e inspire-se!

  • 1ª Etapa – Definição de objetivos: essa é a primeira etapa da criação do projeto de escritório e deve ser alinhado diretamente com as expectativas do cliente para que, então, um esboço do projeto possa ser construído (ação bastante comum nessa etapa);
  • 2ª Etapa – Planejamento: nesta etapa, será necessário criar um cronograma das ações a serem desenvolvidas durante a realização do projeto, bem como um plano para que possíveis riscos sejam gerenciados de forma correta e adequada. Inclusive, é nessa etapa que a equipe responsável pela implementação do projeto de escritório é estabelecida (para isso, é fundamental contar com um profissional especializado no assunto, justamente para evitar possíveis dores de cabeça);
  • 3ª Etapa – Execução: essa é a fase em que o projeto de escritório será iniciado e, seguindo o cronograma, as atividades serão executadas;
  • 4ª Etapa – Monitoramento: para que se tenha ciência da evolução do projeto, bem como quando e onde é preciso ajustar algum ponto deficiente ou aprimorar algum ponto forte, a fase do monitoramento é imprescindível. Assim, será possível avaliar e continuar acompanhando, de perto, o desenvolvimento do projeto de escritório.

    Conheça os projetos de casas feitos pela arquiteta Mariela Romano!

Qual a importância de se fazer um projeto para escritório?

Uma coisa é certa: realizar um excelente projeto de escritório vai muito além de remanejar cadeiras e mesas de um determinado lugar para outro.

Na verdade, fazer um projeto de escritório possibilita um cuidado maior, quando bem planejado, com a saúde emocional do colaborador, como você verá a seguir.

Pode parecer simples, mas um ótimo projeto de escritório é a chave-mestra quando se pretende investir não só em um espaço que motiva pessoas, mas em pessoas que se motivam em determinados espaços.

Lógico que o projeto a ser desenvolvido irá depender do ramo de atuação da empresa. Porém, nos projetos de escritório atuais, a humanização do projeto tem sido o grande diferencial.

Isso porque, as pessoas precisam, na verdade, de terem um sentimento de pertencimento, ou seja, de uma área em que possam ser acolhidos.

Por conta disso, é fundamental que se crie essa experiência ao desenvolver um projeto de escritório, o qual é recomendado ser guiado por um profissional da área, como o arquiteto.

Equipe integrada

Bem estar dos colaboradores

O bem-estar dos colaboradores é uma das prioridades quando se investe em um projeto de escritório que seja, verdadeiramente, humanizado e voltado para o atendimento das questões humanas e sociais.

Dessa forma, os colaboradores acabam se sentindo queridos, pois a empresa em que atuam pensa neles e em seu respectivo conforto.

Assim, a empresa também acaba ganhando, pois, com colaboradores mais motivados, a produção tende a aumentar, fazendo com que haja resultados positivos e satisfatórios.

Integração de equipes 

Esse clima saudável também proporciona uma dinâmica dos relacionamentos mais adequada ao ambiente empresarial.

Isso porque, acaba existindo uma relação de ajuda mútua, justamente por conta do clima que se pretende construir com espaços empresariais humanizados.

Assim, não existe mais aquela “rixa” entre setores para saber qual está produzindo mais. Na verdade, todos acabam trabalhando de forma cooperada para que a empresa alcance notoriedade de forma mais expressiva.

Otimização de espaços

Além de investir na parte humana, o projeto de escritório possibilita uma melhor otimização dos espaços, justamente porque cada equipamento, móvel etc. é alocado em um lugar estratégico.

Assim, não existe o perigo de qualquer trabalhador, por exemplo, sofrer algum acidente de trabalho, pois as medidas de prevenção de riscos já foram tomadas no desenvolvimento do projeto.

É bastante comum, diga-se de passagem, os gestores contarem com arquitetos para fazer esse projeto, pois são os profissionais mais adequados quando se quer um espaço pensado de forma mais funcional possível.

Acompanhe Mariela Romano nas mídias!

Por que é importante contratar um profissional para fazer um projeto de escritório? 

Para que tudo ocorra bem, desde o início até a finalização do projeto, um Arquiteto e Urbanista é o profissional mais adequado para promover essa garantia.

Inclusive, muitas pessoas acreditam que os Arquitetos apenas atuam em projetos grandes, em serviços luxuosos e, por conta disso, são serviços bastante caros.

Porém, isso é um mito. Na verdade, o Arquiteto contribui para que um espaço, como um escritório, por exemplo, seja o mais funcional possível e, assim, possa atender às necessidades da empresa.

Além disso, existem outros fatores que contribuem para que o Arquiteto seja a escolha mais conveniente quando se deseja desenvolver um bom projeto de escritório. 

Confira!

Expertise 

O Arquiteto possui todas as habilidades necessárias para que um projeto seja construído de forma abrangente e, assim, possa imprimir toda a personalidade da empresa no projeto.

Inclusive, esse profissional vive em constante aprendizagem, justamente para se atualizar sobre as novas ferramentas e recursos disponíveis para entregar o que há de melhor na área.

Projetos personalizados

Por conta de toda a atualização que recebe, o Arquiteto consegue entregar um projeto de escritório personalizado, fazendo com que as necessidades da empresa sejam atendidas.

Além disso, é por meio dos projetos personalizados que os trabalhadores acabam se identificando com a cultura da empresa, pois tudo é pensado para que o colaborador tenha uma qualidade de vida maior dentro dos espaços empresariais.

E você, está precisando de um projeto de escritório altamente personalizado? Então, entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções para os seus projetos.

Conheça mais projetos corporativos da Mariela Romano! 

Ambiente empresarial otimizado

Conclusão

No conteúdo de hoje, você aprendeu mais sobre o que é e qual a importância da realização de um excelente projeto de escritório.

Inclusive, aprendeu dicas valiosas para colocar esse projeto em prática e, além disso, pode conferir que o Arquiteto é o profissional mais indicado para desenvolver esse projeto.

Afinal, com seu olhar crítico, ele consegue imprimir toda a cultura e personalidade da empresa nos ambientes corporativos, justamente para facilitar o dia a dia do colaborador.

A Mariela Romano, arquiteta e urbanista com anos de experiência na arquitetura personalizada, te ajuda a criar projetos para que sonhos sejam realizados.

Vale a pena conferir!