Consultório médico decoração: descubra a importância!

3 de fevereiro de 2023News
Consultório médico decoração qual a importância

O consultório médico decoração deve transmitir segurança, acolhimento e confiança para os pacientes. Pois, a maioria chega ali em um momento sensível, muitas vezes ansiosos e com medo.

Por isso, a decoração do consultório médico precisa ser bem planejada e estruturada para transmitir todo o aconchego e tranquilidade que o paciente precisa.

Além disso, ela precisa amenizar as aflições dos pacientes, mostrando um ambiente limpo e organizado.

Para isso, é possível utilizar o marketing sensorial que usa os sentidos para construir um relacionamento com as pessoas.

Pois, quando somos marcados positivamente por um cheiro, algo que vimos ou sentimos em um determinado ambiente, isso acaba ficando na nossa mente e sentimos vontade de voltar ali outras vezes.

Quer saber tudo sobre consultório médico decoração? O que as cores podem transmitir? Quais são os móveis para consultório médico?

Continue lendo o nosso artigo que responderemos todas as suas perguntas!

Ótima leitura!

Afinal, qual a importância de uma decoração adequada para o consultório médico?

Uma decoração adequada para o consultório médico deixa o ambiente muito mais agradável e acolhedor.

Além disso, os pacientes se sentem mais seguros em locais que são organizados e limpos.

Para isso, é preciso ter equilíbrio e seguir um padrão em todos os ambientes, mas principalmente na recepção, que é o primeiro contato que ele tem com o consultório.

Por isso, escolher as cores certas, móveis e os componentes de um ambiente é fundamental para que os pacientes se sintam confortáveis dentro do consultório. 

Com equilíbrio e bom gosto para ser elaborado o projeto e dentro das normas sanitárias, mostra como você está preocupado com o conforto e saúde dos seus pacientes. Isso pode ser transmitido no ambiente.

Vale a pena investir em décor?

Quando você investe em uma boa decoração para consultório médico gera mais credibilidade para a sua carreira profissional, além de passar uma boa impressão para os pacientes.

Um consultório médico com decoração está relacionado com o bem-estar e auxilia nos resultados obtidos pelos pacientes, fora que é um diferencial para o negócio.

Além disso, os pacientes ficam mais tranquilos em um ambiente aconchegante e podem indicar para os seus amigos e familiares.

Vale ressaltar que é importante investir em consultório médico decoração para tornar o ambiente mais profissional e melhorar o atendimento dos funcionários que também se sentem mais acolhidos dentro do local de trabalho.

Conheça mais projetos corporativos da Mariela Romano! 

Consultório médico decoração 3 ideias de estilo!

Agora que você já sabe a importância de investir em decoração para o consultório médico, confira alguns estilos de decoração que estão fazendo sucesso para consultórios, ao mesmo tempo que transmitem tudo que foi falado anteriormente.

Decoração minimalista

A decoração minimalista é muito elegante, com um visual clean, que transmite harmonia, tranquilidade e organização.

Os móveis são planejados com praticidade e o design é trabalhado em linhas retas, além das cores serem sempre utilizadas em tons mais neutros e nada de cores marcantes.

Consultório médico decoração

Decoração industrial

Um estilo que está fazendo sucesso é o industrial, que deixa o consultório médico com mais originalidade e com predominância em elementos urbanos.

Além disso, a decoração industrial transmite delicadeza e modernidade, com cores neutras, em tonalidades mais escuras e opacas.

Os elementos mais utilizados são o cimento queimado, tijolos e canos que ficam sempre em evidência.

Design escandinavo

O design escandinavo mistura o minimalismo, praticidade e harmonia, deixando o ambiente bem elegante e utilizando cores claras.

Normalmente, os móveis têm poucos detalhes e tem um visual mais clássico. Ainda são utilizadas peças em madeira e tecidos rústicos para complementar todo o ambiente.

Os móveis tem como elementos plantas e quadros que complementam a decoração. Tudo transmite um local acolhedor e sofisticado.

Acompanhe Mariela Romano nas mídias!

Quais cores usar na composição da decoração?

As cores do consultório médico devem ser escolhidas com o foco em transmitir tranquilidade, como as cores neutras e suaves que conseguem passar mais essa sensação.

As tonalidades mais sóbrias, como gelo, azul, branco, bege e cinza agradam muito às pessoas e fazem o paciente se sentir mais relaxado.

É importante também combinar as cores do ambiente com os móveis e a iluminação. Uma dica que pode deixar o local mais aconchegante é utilizar vidro e marcenaria off-white e somente alguns detalhes em madeira. 

Utilize também o porcelanato que traz mais leveza e modernidade e foque na harmonia dos objetos.

Conheça também os projetos de apartamentos feitos pela Arquiteta Mariela Romano!

O que evitar ao decorar um consultório médico?

Para que a decoração do consultório médico não afete o conforto e bem-estar do paciente, deve-se evitar:

  • Falta de organização na decoração;
  • Ambiente mal iluminado;
  • Falta de itens que ajudem a entreter o paciente, como revistas, plantas, água, TV, entre outros;
  • Não deixar os objetos no alto que possam ser colocados na boca pelas crianças;
  • Decoração que gere a sensação de frieza ou com foco apenas na estética;
  • Excesso de superfícies e materiais que dificultem a privacidade do paciente, como vidros transparentes.

Para evitar tudo isso, é necessário cumprir as normas da Anvisa ao montar ou reformar o consultório e fazer a escolha da maneira que agrade você, mas principalmente os pacientes.

Por isso, contrate um profissional especializado para fazer o projeto que cumprirá as normas e deixará o ambiente totalmente acolhedor para os seus pacientes.

Conheça o escritório de design de interiores de Mariela Romano e elabore um projeto convidativo e acolhedor para o seu consultório médico.

Consultório médico decoração dicas

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre alguns estilos de decoração para consultório médico e os tipos de móveis e cores ideais para transmitir todo o conforto que os pacientes precisam.

Além disso, entendeu como o consultório médico decoração é importante e o que precisa evitar na decoração dele para que seja funcional, aconchegante e seguro.

É muito importante focar na humanização do ambiente para que o consultório passe conforto aos pacientes, mas que seja equilibrado com o gosto pessoal do proprietário do consultório.

Entretanto, para ter a decoração perfeita é preciso de uma profissional em arquitetura.

Conheça Mariela Romano e a sua equipe e faça um orçamento para deixar o ambiente ideal para receber os seus pacientes.

Aproveite e leia outros conteúdos sobre arquitetura e decoração em nosso blog.