Decoradora de interiores, o que é? Conheça esse trabalho!

2 de maio de 2023News
Decoradora de interiores

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a arquiteta que faz o serviço de decoração  de interiores não realiza pequenas alterações apenas, como mudar um móvel de lugar ou sugerir uma cor de tinta.

Esse serviço, na verdade, vai muito além de modificações e ajustes do cotidiano. 

No entanto, embora o ideal é que o arquiteto  atue como decorador de interiores, para exercer essa atividade no Brasil, não requer formação específica na área. 

Para isso, precisa-se de qualificação, bom gosto e talento. Inclusive, essa é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas acabam investindo nessa profissão.

No conteúdo de hoje, por sua vez, vamos explicar melhor como é o serviço  de decoração de interiores, bem como as funções desempenhadas.

Vamos lá? Boa leitura!

Afinal, o que faz uma arquiteta que é decoradora de interiores?

Nos próximos tópicos, você compreenderá a diferença entre decoradora de interiores e designer de interiores.

E é importante saber o que difere cada profissão hoje em dia, pois, antes, essas duas atividades eram consideradas iguais.

Inclusive, a nível de curiosidade, a Associação Brasileira de Designers de Interiores, atualmente, se chamava Associação Brasileira de Decoradores.

Ao longo do tempo, no entanto, e por meio de lutas para que a profissão fosse regulamentada, esses campos de atuação foram separados.

Vale ressaltar que para atuar como decoradora de interiores não é necessário uma formação específica na área.

Claro que é importante realizar cursos de aprimoramento, justamente para se destacar no mercado e buscar a competitividade.

Porém, esse profissional é o encarregado por trabalhar com a parte estética dos espaços internos dos ambientes.

Conheça mais projetos corporativos da Mariela Romano! 

Gerencia a decoração de ambientes

Uma das funções da arquiteta decoradora de interiores é gerenciar a decoração de ambientes. Assim, ela consegue entregar um projeto estético e visual que atenda às expectativas.

Dentro deste cenário, este profissional irá cuidar, também, da parte orçamentária do projeto. Exemplo: pesquisa de preço, compras das peças etc. 

Ou seja, a decoradora de interiores, em muitos lugares, acaba se tornando um valioso membro em uma equipe multiprofissional – contando, na maioria das vezes, com arquiteto e designer de interiores.

Seleciona itens que vão compor a decoração

Outra função que compete a este profissional é a de selecionar os itens que irão compor a decoração previamente planejada.

Neste caso, ele irá considerar móveis e demais acessórios para compor a decoração, bem como pisos, azulejos, cores, texturas etc. 

Logo, para que haja uma harmonia na composição, este profissional alinha o seu bom gosto à personalidade do cliente, justamente para entregar um projeto que seja incrível.

Qual a diferença entre arquiteto, decorador e designer de interiores?

Por mais que essas profissões possuam características muito próprias, é bastante comum surgir esse tipo de dúvida.

No entanto, é fundamental sanar todas as dúvidas sobre esses profissionais, pois, na hora de contratar, alguns problemas ligados à responsabilidade civil e atribuição legal podem surgir.

Um exemplo prático pode ser notado ao ato de demolir algum edifício, por exemplo. Apenas o arquiteto tem direito a essa função.

Afinal, um estudo minucioso é necessário para que nenhum problema sério ocorra.

Atribuições do arquiteto

Arquiteto 

O arquiteto é o profissional formado em Arquitetura (em alguns locais, o curso pode ser chamado de Arquitetura e Urbanismo, concedendo dupla titulação ao profissional). 

Geralmente, esse curso de graduação dura, em média, cinco anos. Após esse período, o profissional estará apto a exercer as mais diversas funções que lhe compete, tais como:

  • paisagismo;
  • arquitetura comercial;
  • administração e acompanhamento de obras;
  • projeto de iluminação;
  • restauração de edifícios;
  • arquitetura ecológica.

Ou seja, o profissional que se gradua nesse curso, pode desempenhar várias funções. Porém, é importante que o arquiteto sempre esteja de olho na Lei nº 12.378/2010.

Essa lei, na verdade, regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo; cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAUs.

Além dessa lei, o profissional deve estar atento ao Código de Ética para Arquitetos e Urbanistas. Lá, é possível encontrar detalhes sobre o que é eticamente correto e afins.

Saiba mais: Conheça os projetos de quartos feitos pela Arquiteta Mariela Romano!

Decorador

A decoradora de interiores, como você pode perceber nos tópicos anteriores, é a profissional que desempenha suas funções sem que haja a necessidade de um curso, por exemplo.

Logo, qualquer indivíduo que se considere bom no que faz, está apto para atuar como um decorador, basta ter talento e muito bom gosto.

Inclusive, é importante que este profissional tenha uma escuta bastante ativa. Isso porque, sua principal função é imprimir no interior a personalidade do seu cliente.

Para isso, não basta apenas mudar um móvel de lugar e pronto! A decoração é um dos pontos mais importantes em uma casa.

Afinal, é por meio dela que se alcança o aconchego, tranquilidade, sossego e outros sentimentos importantes.

Designer de interiores

O designer de interiores, por sua vez, é uma profissão regulamentada por meio da Lei nº 13.369/2016.

Foi importante, inclusive, essa regulamentação justamente para que fosse possível distinguir um designer de interiores de uma decoradora de interiores.

A partir dessa lei, todas as competências inerentes a este profissional foram bem definidas e, hoje, estão asseguradas de forma legal.

Assim, a principal função do designer de interiores é pensar no planejamento estético e funcional dos espaços. 

Dessa forma, os ambientes podem ser mais práticos, seguros, confortáveis e funcionais, além de bonitos, logicamente. 

Arquitetos também trabalham com decoração?

Sem dúvida, o arquiteto é um dos profissionais que podem atuar na parte de decoração tanto de um ambiente interno quanto de um externo.

Isso porque, ao longo do seu curso de graduação, ele recebe instrução suficiente para que essa função seja desempenhada.

Inclusive, em obras não muito grandes, o arquiteto é o profissional encarregado de desenvolver o projeto de decoração, juntamente com o projeto arquitetônico. 

Acompanhe Mariela Romano nas mídias!

Qual o valor para contratar um serviço de decoração?

Essa é uma pergunta de fácil resposta: depende! Afinal, o serviço de decoração vai depender de uma série de fatores.

Ou seja, para que seja possível precificar esse tipo de serviço, alguns aspectos devem ser levados em consideração e, juntamente com o cliente, analisados.

  • Quais cômodos serão decorados?
  • Quem ficará responsável pela compra dos itens?
  • Qual é o tempo máximo para que o serviço seja realizado?

Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas para que um bom planejamento de decoração seja elaborado e, então, precificado.

Para te ajudar, conte com uma arquiteta com anos de experiência no mercado. Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Arquitetura e interiores

Conclusão

No conteúdo de hoje, você conseguiu perceber o que é e quais são as funções de uma decoradora de interiores.

Além disso, foi possível identificar quais são as características do arquiteto, do designer de interiores e do próprio decorador.

Afinal, cada um desempenha uma função que, sem dúvida, é fundamental para o bom andamento de uma obra, seja ela pública ou privada.

E aí, gostou do conteúdo de hoje? Então, continue aprendendo sobre construção e arquitetura acessando o blog da arquiteta Mariela Romano.