A arquitetura comercial tem como objetivo o planejamento e reestruturação de espaços comerciais, visando sua qualificação, destaque competitivo, experiência do cliente e potencial de conversão de vendas.
Estes aspectos são alcançados a partir do olhar técnico e expertise profissional de arquitetos e escritórios de arquitetura especializados no setor comercial em seus diversos nichos de mercado.
Mas, qual a importância da implementação deste tipo de projeto arquitetônico e quais os possíveis impactos nas empresas?
O time do Escritório Mariela Romano desenvolveu este artigo abordando tudo sobre o assunto: o conceito de arquitetura comercial, a sua importância, seus impactos positivos e como escolher um escritório ou arquiteto.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
Projetos em Arquitetura Comercial têm como objetivo projetar, adaptar, constituir ou reorganizar espaços comerciais de modo que gerem maior potencial de atratividade aos clientes e consequente venda.
Ou seja, é um ramo da arquitetura que se alinha com a estratégia do negócio, público-alvo, conceito da marca, dentre outros aspectos que concedem e reafirmam a identidade da empresa.
Por exemplo, uma arquiteta especializada neste segmento tem a habilidade de avaliar e compreender, em conjunto com a estratégia do negócio, como o espaço deve ser planejado de modo que ocorra uma série de benefícios, por exemplo:
· aumento da percepção de valor da marca
· alinhamento com a identidade visual
· direcionamento correto ao público-alvo
· reforço de autoridade de marca
· posicionamento de mercado
Projetos de arquitetura assertivos são elaborados por profissionais qualificados e com experiência de mercado comprovada pelos resultados e cases de sucesso. No campo da arquitetura para o comércio esta máxima não é diferente.
Arquitetos e arquitetas avaliam o contexto de necessidades da empresa, alinhando com a estratégia do negócio e objetivos com o investimento em arquitetura.
Desse modo, identificam, avaliam as melhores soluções tendo em vista o tipo de atividade econômica, as exigências técnicas desse nicho de mercado, o comportamento convencional dos públicos e as boas práticas internacionais de referência.
A partir dessa compreensão integrativa, elaboram projetos direcionados à realidade da empresa e a reestruturação do espaço físico em relação ao objetivo da marca. Por exemplo, reforço de autoridade ou diferencial competitivo.
Qualificar o espaço do negócio a partir de projetos de arquitetura apresenta uma série de vantagens que abrangem desde a contribuição ao crescimento e faturamento da empresa até a experiência do cliente e fidelização.
Estes fatores são possíveis devido à atenção que esse ramo da arquitetura dirige às práticas comerciais e suas necessidades por nicho, segmento, porte ou especialização de mercado da empresa.
Confira a seguir os benefícios da arquitetura desenvolvida para o segmento do comércio.
O crescimento e escalabilidade nos negócios é sempre um referencial no trabalho cotidiano de equipes gestoras, diretores e donos. Neste contexto, a estratégia da Arquitetura Comercial contribui significativamente.
Isto devido ao impacto que possibilita em autoridade da marca, alinhamento com a identidade e posicionamento de mercado. Contribuindo, portanto, com o potencial de vendas e aumento nas receitas da empresa.
Em curto a longo prazo estes aspectos implicam no crescimento do negócio.
Adequar o espaço físico do negócio às necessidades dos clientes também é um dos âmbitos contemplados por essa modalidade de arquitetura.
Orientar o cliente pelas áreas do comércio, direcionando para determinados locais e incentivando a compra pode ser realizado a partir da boa disposição do espaço.
Outro fator crucial é a acessibilidade do espaço. Um conceito que ultrapassa aspectos estruturais e alcança os valores da empresa e seu posicionamento frente concorrentes e nichos.
A experiência do cliente representa, atualmente, um dos fatores que merecem atenção contínua em qualquer negócio. Isto devido aos benefícios que possibilita à fidelização e novas oportunidades para a empresa.
No contexto da arquitetura desenvolvida para os setores do comércio, o foco no cliente e na maneira como percebe e vivencia o espaço da empresa interfere diretamente na avaliação positiva do cliente com a empresa.
Consequentemente, este aspecto possibilita ao negócio alcançar estados de rentabilidade, longevidade e crescimento.
Como percebemos, a arquitetura comercial representa uma das estratégias utilizadas na consolidação de uma marca como referência de mercado. Este aspecto contempla desde o posicionamento frente aos concorrentes até a fidelização de clientes pela experiência.
Portanto, o alinhamento entre marketing e arquitetura possibilita que o negócio, como um todo, esteja em conformidade com o plano estratégico, identidade, público-alvo e demais aspectos que garantem uma maior assertividade nos processos comerciais.
Por exemplo, no setor de moda e vestuário definir corretamente uma identidade visual e expressá-la por meio da arquitetura representa um elemento de destaque competitivo. Tanto pela maior atratividade do negócio quanto pelo reforço de autoridade no segmento.
A contratação de um arquiteto ou escritório de arquitetura para elaboração de projeto comercial é uma tarefa que merece atenção, mas é relativamente simples. Confira alguns passos fundamentais:
· avalie o portfólio do escritório ou arquiteto, analisando os cases de sucesso e os resultados dos projetos desenvolvidos
· pesquise por referências entre grupos de empresários, assim como dos clientes atendidos pelo arquiteto
· certifique-se da estrutura e do registro do arquiteto nos respectivos conselhos profissionais
· analise a especialização do arquiteto em seu nicho de mercado e domínio das características e exigências de negócio
· atualização e acompanhamento do arquiteto frente às tendência internacionais, assim como o emprego de tecnologias nos processos de elaboração de projetos
O escritório Mariela Romano há mais de duas décadas desenvolve projetos únicos de acordo com as necessidades de seus clientes, sempre fundamentado na expertise internacional e maturidade profissional de sua líder Mariela Romano, que é pós graduada em Arquitetura Comercial
Profissionalismo, dedicação, criatividade, visão cosmopolita e expertise técnica são empregadas em todos os projetos elaborados. Desde design de interiores, desenvolvimento de conceito arquitetônico até projetos técnicos e gerenciamento de projetos em arquitetura.
Investir em projetos de arquitetura comercial representa uma estratégia assertiva e com impactos objetivos que podem atingir o crescimento e competitividade da empresa frente aos seus concorrentes.
Isso ocorre devido à atenção que tais projetos apresentam a estrutura física e arquitetônica do espaço em relação a marca e seu posicionamento de mercado. Garantido uma melhor experiência do cliente, aumento na percepção de valor e potencial de venda. Entre em contato com o Escritório Mariela Romano Arquitetura e Design de Interiores e agende um horário com nosso time de arquitetos!