Arquitetura comercial, o que é? Entenda a importância!

23 de agosto de 2023News
arquitetura comercial

A arquitetura comercial tem como objetivo o planejamento e reestruturação de espaços comerciais, visando sua qualificação, destaque competitivo, experiência do cliente e potencial de conversão de vendas.

Estes aspectos são alcançados a partir do olhar técnico e expertise profissional de arquitetos e escritórios de arquitetura especializados no setor comercial em seus diversos nichos de mercado.

Mas, qual a importância da implementação deste tipo de projeto arquitetônico e quais os possíveis impactos nas empresas?

O time do Escritório Mariela Romano desenvolveu este artigo abordando tudo sobre o assunto: o conceito de arquitetura comercial, a sua importância, seus impactos positivos e como escolher um escritório ou arquiteto.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é arquitetura comercial?

Projetos em Arquitetura Comercial têm como objetivo projetar, adaptar, constituir ou reorganizar espaços comerciais de modo que gerem maior potencial de atratividade aos clientes e consequente venda.

Ou seja, é um ramo da arquitetura que se alinha com a estratégia do negócio, público-alvo, conceito da marca, dentre outros aspectos que concedem e reafirmam a identidade da empresa.

Por exemplo, uma arquiteta especializada neste segmento tem a habilidade de avaliar e compreender, em conjunto com a estratégia do negócio, como o espaço deve ser planejado de modo que ocorra uma série de benefícios, por exemplo:

·  aumento da percepção de valor da marca

·  alinhamento com a identidade visual

·  direcionamento correto ao público-alvo

·  reforço de autoridade de marca

·  posicionamento de mercado

Como funciona esse tipo de arquitetura?

Projetos de arquitetura assertivos são elaborados por profissionais qualificados e com experiência de mercado comprovada pelos resultados e cases de sucesso. No campo da arquitetura para o comércio esta máxima não é diferente.

Arquitetos e arquitetas avaliam o contexto de necessidades da empresa, alinhando com a estratégia do negócio e objetivos com o investimento em arquitetura.

Desse modo, identificam, avaliam as melhores soluções tendo em vista o tipo de atividade econômica, as exigências técnicas desse nicho de mercado, o comportamento convencional dos públicos e as boas práticas internacionais de referência.

A partir dessa compreensão integrativa, elaboram projetos direcionados à realidade da empresa e a reestruturação do espaço físico em relação ao objetivo da marca. Por exemplo, reforço de autoridade ou diferencial competitivo

Por que a arquitetura comercial é importante?

Qualificar o espaço do negócio a partir de projetos de arquitetura apresenta uma série de vantagens que abrangem desde a contribuição ao crescimento e faturamento da empresa até a experiência do cliente e fidelização.

Estes fatores são possíveis devido à atenção que esse ramo da arquitetura dirige às práticas comerciais e suas necessidades por nicho, segmento, porte ou especialização de mercado da empresa.

Confira a seguir os benefícios da arquitetura desenvolvida para o segmento do comércio.

Contribui para o crescimento do negócio

Contribui para o crescimento do negócio

O crescimento e escalabilidade nos negócios é sempre um referencial no trabalho cotidiano de equipes gestoras, diretores e donos. Neste contexto, a estratégia da Arquitetura Comercial contribui significativamente.

Isto devido ao impacto que possibilita em autoridade da marca, alinhamento com a identidade e posicionamento de mercado. Contribuindo, portanto, com o potencial de vendas e aumento nas receitas da empresa.

Em curto a longo prazo estes aspectos implicam no crescimento do negócio.

Ajuda a guiar os clientes pelo espaço

Adequar o espaço físico do negócio às necessidades dos clientes também é um dos âmbitos contemplados por essa modalidade de arquitetura.

Orientar o cliente pelas áreas do comércio, direcionando para determinados locais e incentivando a compra pode ser realizado a partir da boa disposição do espaço.

Outro fator crucial é a acessibilidade do espaço. Um conceito que ultrapassa aspectos estruturais e alcança os valores da empresa e seu posicionamento frente concorrentes e nichos.  

Entrega uma experiência única para o cliente

A experiência do cliente representa, atualmente, um dos fatores que merecem atenção contínua em qualquer negócio. Isto devido aos benefícios que possibilita à fidelização e novas oportunidades para a empresa.

No contexto da arquitetura desenvolvida para os setores do comércio, o foco no cliente e na maneira como percebe e vivencia o espaço da empresa interfere diretamente na avaliação positiva do cliente com a empresa.

Consequentemente, este aspecto possibilita ao negócio alcançar estados de rentabilidade, longevidade e crescimento.

A arquitetura comercial pode ser usada em alinhamento com as estratégias de marketing da empresa?

Como percebemos, a arquitetura comercial representa uma das estratégias utilizadas na consolidação de uma marca como referência de mercado. Este aspecto contempla desde o posicionamento frente aos concorrentes até a fidelização de clientes pela experiência.

Portanto, o alinhamento entre marketing e arquitetura possibilita que o negócio, como um todo, esteja em conformidade com o plano estratégico, identidade, público-alvo e demais aspectos que garantem uma maior assertividade nos processos comerciais.

Por exemplo, no setor de moda e vestuário definir corretamente uma identidade visual e expressá-la por meio da arquitetura representa um elemento de destaque competitivo. Tanto pela maior atratividade do negócio quanto pelo reforço de autoridade no segmento.

Como contratar um arquiteto para fazer um bom projeto comercial?

A contratação de um arquiteto ou escritório de arquitetura para elaboração de projeto comercial é uma tarefa que merece atenção, mas é relativamente simples. Confira alguns passos fundamentais:

·  avalie o portfólio do escritório ou arquiteto, analisando os cases de sucesso e os resultados dos projetos desenvolvidos

·  pesquise por referências entre grupos de empresários, assim como dos clientes atendidos pelo arquiteto

·  certifique-se da estrutura e do registro do arquiteto nos respectivos conselhos profissionais

·  analise a especialização do arquiteto em seu nicho de mercado e domínio das características e exigências de negócio

·  atualização e acompanhamento do arquiteto frente às tendência internacionais, assim como o emprego de tecnologias nos processos de elaboração de projetos

O escritório Mariela Romano há mais de duas décadas desenvolve projetos únicos de acordo com as necessidades de seus clientes, sempre fundamentado na expertise internacional e maturidade profissional de sua líder Mariela Romano, que é pós graduada em Arquitetura Comercial

Profissionalismo, dedicação, criatividade, visão cosmopolita e expertise técnica são empregadas em todos os projetos elaborados. Desde design de interiores, desenvolvimento de conceito arquitetônico até projetos técnicos e gerenciamento de projetos em arquitetura.

Conclusão

conclusão sobre arquitetura comercial

Investir em projetos de arquitetura comercial representa uma estratégia assertiva e com impactos objetivos que podem atingir o crescimento e competitividade da empresa frente aos seus concorrentes.

Isso ocorre devido à atenção que tais projetos apresentam a estrutura física e arquitetônica do espaço em relação a marca e seu posicionamento de mercado. Garantido uma melhor experiência do cliente, aumento na percepção de valor e potencial de venda. Entre em contato com o Escritório Mariela Romano Arquitetura e Design de Interiores e agende um horário com nosso time de arquitetos!